Estou preparando uma série de posts sobre o tema do lúdico. Espero que seja de valia para fomentar reflexões acerca da ideia de entender a ludicidade como referência no desenvolvimento do ser humano.
O que norteia meu entendimento da importância deste assunto é entender que a utilização de referenciais lúdicos no espaço pedagógico visa à formação e/ou ao desenvolvimento da sensibilidade na constituição do ser humano. Vale destacar que é preciso formarmos pessoas melhores, carregadas de uma sensibilidade e que possam se destacar quanto à inteligência emocional.
A importância de se entender a sensibilidade como algo que preocupa é a percepção de o quanto estamos imersos em um processo cultural que nos levou ao isolamento e à fragmentação das relações, relegando-nos a um caminho em que impera a automatização dos sentidos. Consequência imediata dessa questão é a perda da referência objetiva do outro.
O entendimento do lúdico e suas aplicabilidades nos espaços pedagógicos devem propiciar uma melhor compreensão do mundo que nos cerca.
Voltarei, em publicações próximas, a esse assunto.