Currículo

HOSANÁ DANTAS
Estudioso e pesquisador de Estratégias e Metodologias Educacionais, é especialista em Educação através do Lúdico, tendo desenvolvido vários trabalhos orientados por esse conceito. Pesquisador da arte de contar histórias, do folclore infantil e da cultura popular, com diversas vivências e cursos desenvolvidos sobre esses assuntos.
Estudioso do Origami, com cursos pela Aliança Cultural Brasil-Japão, utiliza a dobradura de papel em integração aos trabalhos de contar e de inventar histórias, além de desenvolver estudos de sua aplicação como recurso pedagógico. Tem trabalhado na criação de modelos de origami modular.
Professor de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira no Ensino Fundamental e Médio, com atuação na rede pública e particular, espaço em que tem desenvolvido, aplicado e coordenado projetos de reformulação da prática pedagógica.
Estudioso da Educação Corporativa, vem integrando os propósitos modernos da Educação em ambientes empresariais, onde tem proferido palestras de motivação e de reflexão da consciência profissional.
Autor do livro de contos Histórias para acordar a criança, editado e publicado em 2009, pela Editora Scortecci, São Paulo.
Foi coordenador de oficinas de criação literária e/ou participante de comissões selecionadoras de textos, trabalhos que resultaram na edição e publicação dos livros: Novas Letras (1998); Caminho de Letras (2000);  Vale das Letras (2001); Caleidoscópio de Letras (2002); A História somos nós que escrevemos (2002); Reino das Palavras (2003); São Paulo de Muitas Letras (2004); Mosaico de Letras (2005); O Exercício do Pensar - Caminhos, Voos e Descobertas (2006); e Caminhos de Construção - A História do Funcionalismo Público no Brasil (2006, parceria com Pedro Penafiel).

ARTIGOS PUBLICADOS E/OU MÍDIA

  • A Arte de Contar Histórias – Espaços de Encantamento e o Desenvolvimento de Pessoas - Revista Criar – Revista de Educação Infantil – Ano 1, número 02, março/abril/05, São Paulo: Editora Criarp, pp. 22-23.

  • Brincando de Dobrar Papel entre Cantigas e Contos - Revista Criar – Revista de Educação Infantil – Ano 2, número 09, maio/junho/06, São Paulo: Editora Criarp, pp. 23-25.

  • Ei, você quer brincar comigo? (depoimento, como educador e pesquisador da arte de contar histórias, sobre o encantamento dos teatros de fantoche, a propósito do binômio brincadeira-aprendizagem, sobretudo no relacionamento entre pais e filhos) - Revista Crescer – número 168, novembro 2007, São Paulo: Editora Globo, pp. 64-67.

  • Espiritualidade (depoimento, como educador e pesquisador, sobre o desenvolvimento e a prática da espiritualidade, com enfoque na participação dos pais no desenvolvimento dos filhos) - Revista Crescer – número 193, dezembro 2009, São Paulo: Editora Globo, pp. 52-58.