domingo, 5 de dezembro de 2010

A Cultura da Aprendizagem

Leu Fernão Capelo Gaivota? É de lá que tiro esta reflexão sobre o desenvolvimento de uma cultura da aprendizagem. Na história do Richard Bach, Fernão, uma gaivota preocupada com seu desenvolvimento, quebra todos os paradigmas de seus costumes, movido pela obstinada disposição em aprender. Tudo o que ele quer é empreender esforços no sentido de aprimorar-se no voo ("Vê mais longe a gaivota que voa mais alto", ensina-nos em determinado trecho). Para  algumas outras gaivotas, é um pensamento estúpido, já que voar é o pressuposto da raça. Fernão não pensa assim, para ele é possível sempre aprender mais. E que essa intenção de aprender mais é o que deveria mover o bando. Por essas ideias - e outras peripécias - Fernão é banido do grupo. Bom, não vou contar mais para não estragar o prazer daqueles que vão procurar a leitura - acho que vale a pena.
A cultura da aprendizagem é uma variável que deveria nos mover a esse caminho do desenvolvimento. Para tanto, temos que nos tornar também em um obstinado personagem à procura do saber, mais e mais. E, se empreendermos essa aventura com afinco e disposição, vai ficar mais fácil estimular a mesma procura nos nossos alunos.

2 comentários:

  1. "Vê mais longe a gaivota que voa mais alto."

    Conheci essa frase no colégio e já havia me esquecido, mas a busca por um voo mais alto continua. As descobertas são infinitas, quanto mais vejo, mais busco.

    Obrigada por me atingir mais uma vez com palavras que conduzem ao caminho do saber.

    Continuo admirando esse profissional!

    A sementinha germina... O saber continua em pauta.

    Pamela Batista
    Ex-aluna

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Pamela... Vamos continuar fazendo as sementes germinarem...

    ResponderExcluir