segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Consciência Social

No mundo moderno, uma das referências mais gritantes do processo de deseducação é a questão dos posicionamentos de comodismos individuais frente às referências coletivas. O ser humano tem buscado, antes, sua satisfação, em detrimento ao respeito coletivo. Até fica parecendo que o que está no coletivo, para uso comum, não tem outra referência senão a de servir, unicamente, a um propósito individual.
O exercício da consciência social deveria ser o caminho mais direto para responder a essa demanda. Deveríamos perceber melhor o nosso entorno, para nos identificarmos e nos reconhecermos como parte de um todo. É exercício constante: compreender o mecanismo social que está inserido nas diversas variantes que nos cercam; enxergar o outro em seus movimentos; respeitar o outro no compartilhamento de espaços...
Desse exercício, é importante focarmos na ideia de enxergar o outro. A consciência social, como pressuposto de desenvolvimento pessoal, fundamenta-se no simplismo de perceber que uma outra pessoa divide comigo os mesmos espaços, variáveis e equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário