segunda-feira, 12 de maio de 2014

Construção do Conhecimento


Já há algum tempo percebo que a ideia de pensar, quase sempre, apresenta-se a partir de uma denotação negativa. Parece que pensar é uma doença, uma coisa ruim... Tenho me inquietado com o que escuto, reiteradas vezes, a respeito de a pessoa não gostar de pensar... Não fiquemos bravos, pois há um fundo de verdade nisso. Instado pelas necessidades emergenciais do dia a dia, acostumamo-nos a querer respostas prontas e soluções mágicas para nossas demandas. Convidado para a reflexão dos afazares, é de se supor que achemos demasiado aborrecido pensar nas práticas. Junte-se a isso o absurdo e descabido preconceito que se formou sobre os movimentos filosóficos sobre o trabalho e temos a premissa: não gostamos de pensar, não queremos pensar...
Ora, sejamos realistas: sem o pensar, sem o exercício da capacidade de filosofar, não se constrói conhecimento algum. E a nós, educadores e líderes, cabe, justamente, o pleno desenvolvimento nessa tarefa: construir conhecimentos.

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