quinta-feira, 8 de maio de 2014

Aprendizagem e Evolução


É preciso que ampliemos nosso conceito de aprendizagem. Seguramente, a aprendizagem está mais relacionada aos aspectos de formação do que, tão somente, ao de assimilação de conceitos. Melhor dizendo, a assimilação de conceitos será apenas um dos pressupostos da formação do sujeito. Assim, não basta decorar aquelas fórmulas infinitamente recitadas para caracterizar a aprendizagem, é preciso saber o que fazer com elas. E é nesse “o que fazer” que residem as nebulosas condições do aprender – nem sempre, podemos garantir as certezas nesse caminho.  O movimento da aprendizagem é, decididamente, dinâmico e frenético. Não se pode pensar em evolução a partir de um ambiente estático. Incontáveis vezes estaremos diante de incertezas e de tentativas equivocadas de utilização das ferramentas do saber; é exatamente aqui que a aprendizagem, conceitualmente, mais se aproxima da ideia de evolução: idas e vindas, sucessos e fracassos, determinações e desistências... Sem que jamais percamos de vista o destino de nossos caminhos.

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