quarta-feira, 4 de julho de 2018

Anotações - Perspectivas para o Brasil

Uma lida rápida no título dessa minha publicação e vai parecer que quero falar das chances da seleção brasileira nas próximas fases da Copa do Mundo de Futebol... Não! Gostaria de falar mesmo é das perspectivas para as nossas próximas eleições.
Sabemos bem da grande alegria e das referências do patriotismo de ocasião que a Copa do Mundo suscita em todos nós - vestimos até a alma de verde e amarelo e gritamos desenfreadamente pelos gols que nascem lá longe; até o Hino Nacional - ou parte dele - sabemos entoar. E estamos reunidos em praças públicas de diversas capitais, união movida pelo simbolismo do futebol... Daqui a pouco, tudo isso acaba e, independente de estamparmos mais uma estrela na camiseta amarela ou não, sairemos desse evento sem muitas perspectivas para o nosso futuro. Esse futebol da Copa do Mundo já fez a vida de todos os seus atletas, que vivem em uma realidade tão distante dos que pintam os rostos e as ruas.
Precisamos cuidar da nossa vida. E a perspectiva política, essa que rege nossos movimentos sociais, econômicos etc., deve ser a preocupação que mais precisa ser a tônica da nossa vida. Logo, teremos eleições importantes e os nossos movimentos - de escolha, de análise, de reflexão... - serão as principais ferramentas que fundamentarão os rumos dos nossos caminhos.
Ainda que a festa da Rússia pinte os nossos olhos de alegrias mil, não podemos esquecer das mazelas cotidianas, criadas por aqueles que prometeram reparar cada dissonância. E nada de trocarmos as cores e as músicas do futebol pelo traje da ingenuidade rotineira: quando começarem as propagandas políticas (se já não começaram...), teremos outro ambiente de alegria e festa com promessas vãs de momentos melhores.
Acordemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário