segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Preparo e Determinação

Eis aí duas variáveis a que se deve deter qualquer profissional compromissado: preparo e determinação. Em Educação, além de não poder ser diferente, é extremamente importante a atenção a esses aspectos.
Por preparo, cabe entender que, na sociedade moderna em que vivemos, somos exigidos a estar sempre conectados ao nosso campo de conhecimento. Como em Educação, o campo de conhecimento vai além do preparo técnico e/ou específico, é necessário que estejamos o tempo todo em constante estudo dos processos de desenvolvimento humano. O que, na realidade, resume-se todo o fazer pedagógico: promover o desenvolvimento humano – intelectual, emocional e vivencial.
O preparo intelectual é o que nos subsidia às relações de leituras do mundo e de formação analítica dos conceitos e realidades que nos cerca; o preparo emocional consolida-nos o equilíbrio para lidar com as inúmeras relações pessoais e aspectos subjetivos que estão ao nosso entorno; o preparo vivencial é o que nos molda como seres humanos que se relacionam com outros seres humanos.
É a medida de o quanto estamos preparados nessas variáveis que nos facultam promovê-las nos educandos.
A determinação dá-nos a medida da persistência em que acreditamos. Seremos determinados quando, na consciência do nosso preparo, soubermos exatamente o caminho de nossas metas.
É preciso que vejamos, então, que preparo e determinação são elementos internos e indissociáveis de constituição da nossa identidade profissional. Ser Educador é motivar-se, ininterruptamente, a tais aspectos de requisito relevante para um trabalho de boa qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário