É
cultural que o professor tenha certa ojeriza aos procedimentos burocráticos, o
que justifica a ausência quase sempre da elaboração de um planejamento. Ainda
mais, se pensarmos que a maioria dos materiais didáticos já traz essa variável
adiantada – na maioria das vezes, apenas a copiamos. Se pudéssemos perceber que
o planejamento deveria ser compreendido como um caminho de condução a partir de
estratégias pensadas para que as ações tenham alcance, talvez não tivéssemos
tanto distanciamento assim dessa fase. E é fato que poucos de nós nos
dediquemos ao planejamento com responsabilidade e afinco. Aqueles tópicos que
constam dos planejamentos prontos, os que encontramos nos materiais didáticos,
até são verdadeiros referenciais. Falta-nos apoiarmos em tais referenciais
para, de fato, perfazer nosso compromisso de ação. E perceber, ainda, que deve
haver uma singularidade nessa ação. Essa singularidade vai exigir
posicionamentos singulares, tomadas de decisões singulares, avaliações
singulares etc.
Outra
questão a se fazer é sobre a ideia de coletividade, que nos cerca. Fazemos
parte de um grupo (o grupo dos alunos, o grupo dos professores, o grupo dos
pais, o grupo da rua, o grupo da escola, o grupo da cidade etc), e é necessário
que tenhamos esse valor quando pensamos em planejar as aulas, as avaliações e
tudo o mais. Via de regra, o conceito fica restrito à individualidade (do
professor, da disciplina, do aluno) e não corresponde à realidade factual do
entorno a que estamos inseridos.
O
planejamento deve ser um documento real e elaborado, e que contemple as nuances
mais objetivas do fazer pedagógico. Se for assim, certamente, o educador
reflexivo vai perceber que, na burocracia daquele procedimento, reside uma
organização primorosa que busca redimensionar, positivamente, seu trabalho.
A ideia desse post está mais bem desenvolvida no artigo
Educar é uma Festa, de minha autoria,
que pode ser lido na íntegra a partir do acesso ao link abaixo:
http://pt.scribd.com/doc/50656117/EDUCAR-E-UMA-FESTA
http://pt.scribd.com/doc/50656117/EDUCAR-E-UMA-FESTA
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