domingo, 17 de fevereiro de 2013

Informação, Conhecimento e Capital Intelectual

Nas situações mais triviais do nosso cotidiano, somos bombardeados por um sem número de informações. Transformá-las em conhecimento é um grande desafio. O primeiro passo é selecionar a utilidade das informações recebidas - muito daquilo que você recebeu, certamente, deve ir para o lixo. Então, ganhamos outro desafio - como selecionar? Normalmente, a seleção está relacionada com a utilidade - aquela informação que me será útil é a que retenho.
O caráter utilitário da informação nem sempre é objetivo. Nesse caso, entra em jogo o planejamento e as definições de metas. Aqui, transformar informação em conhecimento vai estar relacionado com os objetivos a que nos propusemos. De imediato, há de se perceber que a definição dos caminhos a serem percorridos é variável fundamental no processamento das informações. Construir conhecimento está intimamente relacionado com a preocupação de planejar metas e objetivos... É a gestão do conhecimento na formação do capital intelectual.
Para o educador comprometido com os ideais de uma Educação de melhor qualidade, a conscientização desta formação de capital intelectual - referências do que se sabe, do que não se sabe e do que se precisa saber -, além de representar a medida de seu desenvolvimento pessoal, vai constituir-se em modelo positivo para os educandos.

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