quarta-feira, 6 de junho de 2018

Anotações - A arte da negociação e as opiniões conflitantes

Nos processos relacionais a que estamos submetidos (sociais, familiares, profissionais etc.), é inevitável que, vez ou outra, fiquemos à mercê de algum tipo de discussão ou de debate. Precisamos estar preparados para isso... só que não para criar mais conflitos.
O nosso preparo deve ser o do desenvolvimento de uma competência específica, interessante para estes níveis todos: a da habilidade de negociação.
A competência da habilidade de negociação avisa-nos, já de partida, que o caminho não é de vitória ou de derrota. Negociar é saber enveredar os debates para um rumo mais racional, em que o predomínio deve ser das reflexões científicas a propósito do tema em questão. Assim, o sujeito com essa competência sabe que o sucesso da resolução dos conflitos vai estar na dimensão da racionalidade.
Vale lembrar o óbvio, aqui. O oposto da racionalidade é a emocionalidade. Neste trilho, valemo-nos das sensibilidades emocionais para ganhar o jogo. É aqui que entram as chantagens de todos os tipos e outras ameaças afins.
Pensei no tema a partir de uma frase de programa de televisão a que estava assistindo. O sujeito, convidado a dar palpite em determinada contenda, saiu-se com essa: "Eu adoro opiniões conflitantes, desde que a minha saia ganhando".
Na arte da negociação, o que é fundamental não é que a nossa opinião saia vencedora, mas sim que todas as nuances do embate - seja ele qual for - sejam exaustivamente analisadas e chegue-se a um veredito final que contemple as racionalidades colocadas em jogo. É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário