sexta-feira, 8 de junho de 2018

Anotações - De quando tudo parece da cor cinza

O equilíbrio emocional é, sem dúvida, uma das habilidades mais significativas para um bom desenvolvimento pessoal. Quando em desequilíbrio dessa variável, tudo parece da cor cinza... Nada contra a cor cinza, diga-se de passagem: há um elemento simbólico que associa tal cor aos dissabores que enfrentamos. A mágica é aprendermos a lidar com esse elemento simbólico.
Sim, anote-se, por favor, que temos, aqui, um elemento simbólico. Não simbólico no sentido de que ele não existe, mas como referência que marca algum tipo de significado. E a nossa vida é repleta de significados. Só para se aproveitar das metáforas das cores, haverá momentos em que tudo será cinza; mas haverá dias que experimentaremos os azuis, os amarelos, os vermelhos... e assim por diante. Nada será perene, como já tinha nos ensinado algumas filosofias orientais. Tudo passa! Basta sabermos lidar com todos os significados que nossa vida nos traz.
Mas para vivermos sob esse signo da inconstância da vida, havemos de experimentar a necessidade de estarmos equilibrados emocionalmente frente a qualquer situação. É no equilíbrio emocional que fortalecemos as nossas resistências interiores diante das intempéries de quaisquer naturezas. Nada fácil, bem sei, mas altamente necessário para sabermos lidar com a paleta das cores da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário