segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A metodologia da aprendizagem por projetos

A busca de uma metodologia mais eficiente, no processo de ensino-aprendizagem, é ponto fundamental na busca de melhores qualidades do trabalho pedagógico.
Em Educação, é ponto importante a preocupação dos agentes responsáveis pelos trabalhos com as motivações que alavanquem os resultados das demandas práticas. Nesse sentido, penso que o propósito de um trabalho que valorize os princípios de uma aprendizagem por projetos seja um caminho bastante interessante de tornarem mais positivos os rumos desta educação.
A metodologia fundamentada em projetos é uma prática de trabalho que, ao largo ou não da preocupação com os componentes curriculares, aposta na ideia do protagonismo dos jovens como mola propulsora dos resultados pedagógicos.
Uma metodologia por projetos vai preocupar-se, sobremaneira, mais com a questão de como e para quê se aprende. A aprendizagem é direcionada para a realização de soluções práticas que envolvem conceitos técnicos e curriculares a serem ensinados. Aqui, ao movimento de aprendizagem dos conceitos, soma-se a plena utilização desses conceitos para a realização de tarefas... ou de projetos.
Um projeto, por excelência, engloba tópicos que vão ser embasadores de qualquer processo de desenvolvimento pessoal: planejamento, organização, disciplina, busca de objetivos, realização, empreendedorismo, evolução e solução de problemas
E, assim, é possível discutir, principalmente, a questão do protagonismo de todos os agentes envolvidos nas referências pedagógicas.
Um dos maiores problemas dos processos pedagógicos diz respeito à falta de significado que deveria ser atribuído às realizações. Por isso que uma lição ou uma prova não representam, na maior parte das vezes, elementos de motivação suficientes para modificar os comportamentos dos aprendizes. Se eu não atribuo uma relação de significado ao que estou aprendendo, a chance de desenvolvimento é muito pequena; salvo para alunos que já possuem habilidades e competências positivamente configuradas - e mesmo para esses, não podemos, de fato, mensurar como referência de aprendizagem -, as referências pedagógicas tornam-se um problema grave.
A metodologia da aprendizagem por projetos, por outro lado, trata exatamente de atribuir significados concretos aos movimentos dos conceitos curriculares. Por isso, a questão essencial do protagonismo: quando se busca essa atribuição dos significados, as ações ganham muito mais envolvimento e pertencimento, no que diz respeito às atribuições de o que fazer. Estudantes, professores e o entorno escolar percebem-se altamente envolvidos nesta questão.
Claro que vai representar um maior trabalho por parte de todos os envolvidos, mas, certamente, todos os resultados serão muito mais positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário