segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Construção do Conhecimento


O conhecimento é a principal referência de evolução e de desenvolvimento pessoal. É o que nos traz vantagens nos processos em que a inteligência competitiva exige fundamentos para as mais diversas tomadas de decisões exigidas pela sociedade e pelos desafios do nosso desenvolvimento. Aliás, o posicionamento de tomada de decisões é bem mais frequente do que possamos imaginar. Desde em ações mais corriqueiras do nosso dia a dia, quanto naquelas que demandam complexidades que podem mudar nossos caminhos, a tomada de decisão é o instrumento de que nos valemos para as mais variadas escolhas. E em todas elas, o nível de conhecimento é quem determina a segurança e a tranquilidade do melhor posicionamento.
É preciso que se diga que não se ensina ou se transfere conhecimento.  Ele se constrói com base nas diversas referências que acumulamos ao longo da vida. E essas referências são o resultado da nossa capacidade de processar as informações que nos chegam cotidianamente. E o que define essa capacidade é a nossa percepção das leituras que experimentamos, conscientemente, nos nossos caminhos de aprendizagens.
O ser humano, em seu processo evolutivo, com base nas muitas experiências que vivenciou e vivencia (vivências familiares, sociais, escolares, religiosas, profissionais etc.), acumula processos de aprendizagens que lhe servirão para transformar as informações que lhe chegam. E é só a partir desse exercício consciente de transformação que o conhecimento se constrói. Quando não há a consciência dessa variável, o exercício perde sua significação, comprometendo os processos de aprendizagens, o que, por conseguinte, dificulta a elaboração do conhecimento. Um dos maiores problemas em relação ao desenvolvimento do ser humano é, justamente, a não percepção de o quanto é preciso investir em ações significativas de aprendizagens. Ao vivenciar significativamente os tais processos de aprendizagem, o sujeito está muito mais propenso à elaboração da construção de conhecimento.
Para tanto, devemos nos valer de ferramentas positivas. Leituras, observação, curiosidade e determinação são dessas ferramentas poderosas que nos municiam para as variáveis de processamento de informações, o que leva aos propósitos de construção do conhecimento.
Quanto mais o indivíduo souber valer-se dessas ferramentas tanto mais estará preparado para tornar significativas suas aprendizagens. E é preciso, ainda, que entendamos ser o conhecimento algo dinâmico, que precisa acontecer e ser reformulado a todo o instante. E, sobretudo, que a construção do conhecimento não se conclui; é preciso que estejamos sempre determinados a elaborá-lo, para que nossas atitudes e decisões sejam sempre as mais sensatas e positivas.


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