2. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Avançando nessa proposição de compartilhar tópicos de
reflexão sobre o momento de Planejamento Escolar por que passam as Escolas,
gostaria de desenvolver uma ideia básica, sem a preocupação de conceituações
acadêmicas, sobre as referências de aprendizagem. Penso que, à medida que nos
focamos em como e porque as pessoas aprendem, teremos mais condições de
entender as relações de sucessos e fracassos dos componentes curriculares com
os quais trabalhamos.
Uma das referências básicas sobre esse assunto é o conceito
de aprendizagem significativa.
Em sendo a aprendizagem o movimento fundamental de aquisição
de variáveis estruturais para a construção do conhecimento, o indivíduo
absorverá melhor essas variáveis tanto mais quanto elas estiverem providas de
significados. Em outras palavras, na leitura e processamento de informações
pertinentes aos estímulos de aprendizagens aos quais estaremos sujeitos, ficaremos
mais propensos a reter e/ou solidificar aquelas que possuem uma carga de significados
vinculada aos nossos interesses, que se relacionam com o conhecimento prévio
que possuímos acerca dos referentes.
Precisa-se frisar, então, que o conhecimento prévio pode ser
entendido, simbolicamente, como a mola propulsora para a modificação e
reconstrução do conhecimento; ao associar informações com os conhecimentos que
possui, a pessoa expande seu conhecimento, o que será uma nova “mola propulsora”
para a aquisição de outros conhecimentos. E por aí vai, em uma corrente de atribuição
de significados reais aos movimentos de aprendizagens trabalhados.
Estar atento a esse processo, entendendo-se como principal dinamizador
da construção de conhecimento, e buscar integrar os propósitos de ensino a essa
corrente pode representar ações muito mais positivas na melhoria do trabalho
pedagógico.
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