sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Reflexões sobre o Planejamento Escolar - 2

      2.       APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Avançando nessa proposição de compartilhar tópicos de reflexão sobre o momento de Planejamento Escolar por que passam as Escolas, gostaria de desenvolver uma ideia básica, sem a preocupação de conceituações acadêmicas, sobre as referências de aprendizagem. Penso que, à medida que nos focamos em como e porque as pessoas aprendem, teremos mais condições de entender as relações de sucessos e fracassos dos componentes curriculares com os quais trabalhamos.
Uma das referências básicas sobre esse assunto é o conceito de aprendizagem significativa.
Em sendo a aprendizagem o movimento fundamental de aquisição de variáveis estruturais para a construção do conhecimento, o indivíduo absorverá melhor essas variáveis tanto mais quanto elas estiverem providas de significados. Em outras palavras, na leitura e processamento de informações pertinentes aos estímulos de aprendizagens aos quais estaremos sujeitos, ficaremos mais propensos a reter e/ou solidificar aquelas que possuem uma carga de significados vinculada aos nossos interesses, que se relacionam com o conhecimento prévio que possuímos acerca dos referentes.
Precisa-se frisar, então, que o conhecimento prévio pode ser entendido, simbolicamente, como a mola propulsora para a modificação e reconstrução do conhecimento; ao associar informações com os conhecimentos que possui, a pessoa expande seu conhecimento, o que será uma nova “mola propulsora” para a aquisição de outros conhecimentos. E por aí vai, em uma corrente de atribuição de significados reais aos movimentos de aprendizagens trabalhados.
Estar atento a esse processo, entendendo-se como principal dinamizador da construção de conhecimento, e buscar integrar os propósitos de ensino a essa corrente pode representar ações muito mais positivas na melhoria do trabalho pedagógico.

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