segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Empatia

(Para o amigo André Gomes Ribeiro)

O conceito de empatia, bastante referido atualmente, é uma das variáveis bastante interessantes de estudo nos caminhos do desenvolvimento pessoal. Saber colocar-se no lugar do outro já há muito tornou-se uma necessidade de evoluirmos as relações interpessoais, sejam elas no âmbito profissional, de estudos, social etc.
Acontece que colocar-se no lugar do outro não é dessas tarefas fáceis, como pode parecer. O processo envolve, pelo menos, dois elementos de difícil reflexão: conhecer-se a si mesmo e conhecer o outro.
Filosoficamente, a ideia de saber estar no lugar do outro pode ser representado, metaforicamente, com a ilustração de vestir a roupa do outro. Aqui, é preciso desnudar-se de nossas vestes para estar nas vestes do outro.
O ato de despir-se de nossas vestes representa o caminho de retirar todo o modo particular de ver as coisas; daí, vestir-se com as vestes do outro representa ver as coisas com o olhar do outro. Difícil isso.
Já começa que a representação simbólica revela um grande problema: é muito difícil vestir-se com as vestes do outro. Lembro-me da música do Luiz Melodia, que nos pedia: "tente usar a roupa que estou usando...". O verbo "tentar", acredito, já revelava a dificuldade que o outro teria. Estar na roupa do outro seria o caminho de experimentar as sensações do outro para que a visão do caminho - e de qualquer variável desse caminho - ganhasse novos contornos, representados justamente pelo sentimento do outro.
E essa é a ideia de empatia que precisa ser refletida positivamente: colocar-se no lugar do outro é saber colocar as vestes do outro, na intenção de mudar a visão sobre o que precisa ser revisto... Aliás, o amigo André, a quem dedico essa pequena reflexão, ensinou-me um ponto interessante para aprofundar essa reflexão. Em inglês, a expressão colocar-se no lugar do outro traz a palavra "sapatos" como constituinte ("...If I were in your shoes..." - se eu estivesse em seus sapatos, literalmente, mas traduzido para "... se eu estivesse em seu lugar...). É preciso calçar os sapatos do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário