segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Planos

Encaremos essa passagem no calendário, comemorada com mais distinção, como um marco de reorganização. Reorganização de trilhos, de planos, de sonhos.
É hora de realizar um balanço geral para ver o que faltou, o que sobrou, o que não estava previsto e aconteceu.
No propósito de desenvolvimento pessoal, vira e mexe, é bom que façamos estas análises. Há sempre algo a ser analisado em relação aos que nos propusemos. Mesmo que não seja agradável. É hora de rascunharmos algumas páginas com apontamentos dos nossos caminhos. Deu certo? Deu errado? O que deu errado dependia de meus esforços?... E por aí vai.
Bem sei que não temos muita tradição de análises. Somos mais pelos trilhos do improviso e os do deixa fazer. Mas, veja, meu amigo, não dá para ser assim. Ainda que tenhamos sorte, é necessário estruturar as vias de evolução.
Pegue aí um caderninho qualquer (se puder ser um especial, melhor...) e vá anotando o que achar significativo em suas empreitadas. Anote tudo: suas angústias, suas percepções, seus sucessos. E vá anotando, também, os sustos, as parcerias, o que precisa ser mudado... e por aí vai. Você vai perceber que é uma questão de hábito. Daqui a pouco, vai estar fazendo tudo isso sem sentir muito.
É assim que nos desenvolvemos. A partir do processo científico de observar, analisar, comparar, tomar decisões, rever metas, planejar e replanejar...
Quando tudo isso estiver no âmbito dos hábitos (desculpe-me pela aliteração, mas não resisti...), aproveite, também, para enxergar o que a metafísica nos apresenta.
Para além da racionalidade dos planejamentos, é preciso, ainda, deixar-se encantar pelos imprevisíveis da vida. É aqui que entram a intuição, as vicissitudes emocionais, a paixão, a magia e a poesia, que impregnam todos os nossos movimentos. Aceite tudo isso, meu amigo. Há muito de metafísica nos nosso empreendimentos.
Assim, encarar os planos com a técnica e a poética faz com que os nosso rumos sejam mais completos nesse viés de evolução positiva a que tanto almejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário