sexta-feira, 20 de abril de 2018

Anotações - O protagonismo juvenil na Educação

Você já deve ter notado o quanto de informações tem sido veiculado a propósito da participação do jovem nos rumos da Educação.
Se não, é preciso estar atento. Cada dia, surgem notícias que nos dão conta de que os jovens estão, sim, interessados, na forma como aprendem. Ou, melhor, como deveriam aprender.
De depoimentos isolados a participação em eventos que estão por aí discutindo o assunto, o protagonismo juvenil anda tomando força. O que, na minha opinião, é bastante interessante.
De saída, quebra aquele paradigma, tão propalado por nós, de que os jovens não têm muito interesse em Educação. Via de regra, o nosso discurso é o de que são um grupo, além de desinteressado, totalmente avesso aos propósitos de colaboração.
Bom, é necessário que nos saibamos errados nessa apreciação. Se você é como eu, que tem se preocupado em detectar esse movimento, sabe do que estou falando. Nós, educadores, acostumamo-nos a apressar os julgamentos sobre os nossos alunos... Estamos sempre valendo-nos de rótulos e de ajuizamentos de valores, quase sempre mascarando as nossas deficiências ou nossas dificuldades. É a Escola, que não tem uma estrutura assim ou assada; é o Governo, que não oferece condições adequadas de trabalho; é a Família, que abandonou as responsabilidades de educar as crianças... E por aí vai.
Nessa esteira, já há muito elegemos os alunos como os principais responsáveis por vários descaminhos do nosso trabalho.
E é muito bom saber desse movimento, ainda incipiente, tudo bem, do protagonismo juvenil que anda falando de melhores qualidades em Educação. Claro que não há caminho fácil por aqui, mas que esse movimento é bom, ah, isso é!
Voltaremos a falar disso, qualquer hora dessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário