segunda-feira, 2 de abril de 2018

O conhecimento

Na raiz de todos os problemas está o conhecimento que temos sobre o fato. Ou que deveríamos ter.
Faz-se necessário discutir, em todas as instâncias de desenvolvimento, o quanto estamos nos preparando para o conhecimento. Ou se estamos, apenas, na superficialidade do que ocorre.
Atualmente, vivemos fenômenos sociais que se interligam nesse aspecto: o da falta de conhecimento. De um lado, brigamos pelas nossas ideologias políticas (ou esportivas, ou religiosas, ou o que seja...), sem fundamentações racionais. Se estivéssemos preocupados com a racionalidade, decerto não estaríamos brigando.
De outro lado, espalhamos notícias falsas sem o mínimo de preocupação com a checagem daquilo que se conta.
No cerne de tudo, está o conhecimento.
É preciso valorizar os movimentos de conhecimento. Saber o que está falando, saber o que está ouvindo, saber o que está lendo.
Parece até simples, mas bem sabemos que não é. Há, para dizer o mínimo, um descuido reprovável.
Mas o que está por trás desse descuido? A resposta é mais simples ainda: não se tem o trabalho de ir atrás do processamento das informações recebidas, para transformá-las em conhecimento. E será mesmo um trabalho - vai exigir algum esforço. O mais importante, contudo, é a certeza de que estaremos participando de transformações essenciais para o desenvolvimento do que está ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário