segunda-feira, 16 de abril de 2018

Dos caminhos da sabedoria

No processo de desenvolvimento pessoal, o caminho natural é o das aprendizagens nos rumos em que atravessamos. Devemos buscar o aprimoramento em tudo o que fazemos... E não é porque devemos agradar a esta ou aquela instância; o conceito deve ser motivado pela necessidade de nos superarmos.
A vida, esta dinâmica instituição que nos cerca, a todo o instante traz-nos variáveis sempre reflexivas sobre o tema: ora, gostamos do que fazemos; ora, temos certeza de que não o fizemos bem. É preciso apurar, na extensão, nossa consciência crítica em relação ao que somos e ao que fazemos.
Este, o verdadeiro caminho da sabedoria. Saber enxergar a dimensão exata do que somos e do que fazemos.
Quando essa mesma consciência despertar-nos para o sentido de que algo não foi bem executado, devemos escutar muito bem o alarme. E completar o sistema "ação-reflexão-ação".
No que tange à minha ação, a leitura reflexiva será sempre para o quanto dela foi consubstanciada de elementos positivos (fiz bem?... alcançou positivamente diversas pessoas?... trouxe resultados positivos?... e assim por diante).
Esse processo reflexivo, de leitura analítica ante minha ação, deve ser um elemento cuidadoso e carregado de referências externas. É a partir daí que coleciono elementos qualitativos frente meus posicionamentos. E, com base nesses elementos qualitativos, é que terei uma dimensão melhor apurada do que sou e do que faço.
Repare que é preciso estar atento a esse processo. No que diz respeito a toda leitura que fazemos - que seja direcionada a reunir elementos críticos de avaliação -, todo nosso pensamento precisa estar focado na apreensão desse momento. E vai ser um jogo de determinação e de esforço este de concentrar-se ante a uma variável qualquer, com o objetivo de apreciação racional.
E não paramos por aqui. Vencida a fase de reflexão, é preciso voltar à de ação.
No momento de ação pós-reflexão, revejo toda a leitura elaborada do que se passou, para apreciar o quanto precisa ser revisto na retomada. E é esse o complemento do tal caminho da sabedoria. Na verdade, ainda que não tenhamos muita segurança do que estamos fazendo ou do que somos, vai ser todo o processo de leitura reflexiva daquele instante que direcionará nossas atitudes e posturas para a retomada do que precisa ser feito. De preferência, diferente do que ocorreu antes.
E assim, de ação para uma reflexão e de uma reflexão para outras ações, é que constituiremos nossa compleição de busca da sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário