sexta-feira, 27 de abril de 2018

Anotações - Sobre o erro

Estava olhando a propaganda de um site de cursos digitais e a questão veio-me, de novo, à tona. No anúncio do curso, após a demonstração dos conteúdos e das ferramentas da plataforma, o instrutor saiu-se com essa: "E a primeira lição é: errar!...". A palavra "errar" estava em letras grandes, vermelhas e parecia saltitar na tela. Achei curioso.
E o instrutor continuou com um discurso, na minha opinião interessante, sobre a ideia de errar como um pressuposto de aprendizagem. Algo como uma sustentação à opinião de que só se podia avançar na aprendizagem se aprendêssemos a lidar com os inevitáveis erros. E que os erros são movimentos normais quando se quer conquistar algo; é preciso, apenas, transformá-los em caminhos de aprender.
Noves fora o apelo mercadológico para atrair os alunos, a ideia já foi explanada por aqui. Só se pode chegar à evolução quando somos instados a entender o erro como mecanismo de soluções. 
Para isso, nossa atenção não deve se concentrar no erro em si, mas no seu significado. No seu significado e como a reversão dele pode acontecer. É na capacidade de apreensão das lições que um erro pode trazer que podemos transformar as lições.
Curioso é que na escola o erro é tratado como aspecto negativo... Na vida, o erro pode ser transformado em oportunidade de aprender mais. Basta querermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário