No universo lúdico livre que criam para si, as crianças
jogam e se divertem de forma entusiasmada. É fantástico ver as crianças brincando.
Há entrega, há diversão, há aprendizagem.
É preciso que nós, Educadores, saibamos enxergar as crianças
nestes espaços de ludicidade como sujeitos em desenvolvimento. Observá-las na
realização das brincadeiras, na instituição de suas regras e das elaborações
que o jogo exige, pode propiciar ao nosso entendimento verdadeiras aulas. A
principal delas é que a brincadeira existe e, por si só, é dinâmica e
integradora. Somam-se, em consequência, outras aprendizagens: na brincadeira
livre, a criança exercita a sociabilização; experimenta exercícios de
tolerância; desenvolve aspectos de lideranças e de resolução de conflitos; promove
a elaboração dos conceitos de sucessos e frustrações etc.
Refletir sobre os referenciais lúdicos – esses retirados de
o quanto observamos quando as crianças brincam livremente – pode trazer-nos
subsídios importantes para o aprimoramento das práticas pedagógicas.
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