segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Reflexões sobre o Planejamento Escolar - Parte Final

Finalizando as reflexões iniciadas aqui sobre o momento de Planejamento Escolar, ofereço três tópicos finais para que ampliemos nossa análise das atitudes em busca de uma Educação de melhor qualidade.

4. CONTEÚDO
No que diz respeito ao desenvolvimento das atividades pedagógicas, o Conteúdo é um dos principais referentes de trabalho do professor. É em torno do conteúdo que se desenvolve um dos fatores primordiais para se alcançar a variável de aprendizagem significativa, sobre a qual refletimos antes.
Na ação pedagógica – em que se trabalha o desenvolvimento escolar do aluno -, a apreensão do conteúdo é elemento significativo. Mas não é só por parte do aluno. Sobretudo, o é por parte do professor, que precisa demonstrar o quanto ele domina daquele instrumento sobre o qual ele formou sua identidade docente. Aliás, a formação da identidade docente vai ser elemento relevante de transformação das ações pedagógicas (voltaremos a esse tema, em algum post futuro, aguardem)...  O professor, ao demonstrar o interesse e o domínio sobre seu conteúdo, certamente motivará o aluno aos processos de desenvolvimento e de aprendizagem.

5. METODOLOGIA
No desenvolvimento do conteúdo, é preciso caminhar por linhas claras e que resultem em ações significativas quanto à elaboração dos componentes curriculares. É disso que trata a Metodologia: o estabelecimento de movimentos que orientem os modos de realizações de práticas que guardem relações com os objetivos e com os propósitos que se quer alcançar. A Metodologia será o apoio do professor quanto à melhor forma de conduzir suas aulas, respeitando a especificidade de cada item a ser trabalhado, bem como às características singulares dos alunos.

6. AVALIAÇÃO
A Avaliação tem sido um dos itens mais debatidos, nos últimos tempos, acerca dos referentes pedagógicos. Se a ideia de aprendizagem significativa for bem apreendida, é preciso que a Escola cuide - e bem - das reflexões sobre os sistemas de avaliação. A avaliação, nesse contexto, precisa refletir a preocupação de que os conceitos de trabalho dos professores ofereçam motivações reais para que os alunos desenvolvam seu senso crítico e sua capacidade de construção do conhecimento.

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