terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Anotações - A busca de uma reformulação de conceitos

O pesquisador e professor Paulo Blikstein, brasileiro e docente na Universidade Stanford, tem nos brindado com reflexões interessantes sobre os processos de reformulação de ideias pedagógicas, principalmente as que envolvem questões sobre tecnologia aplicada à educação. Em recente entrevista ao jornal Folha de S. Paulo (17/01/2016, pág. B14), o especialista aponta caminhos, cujas ideias devem ser aprofundadas por todos os que buscam melhorias de qualidades na Educação.
Uma das questões abordadas pelo professor é a de que os alunos devem ser avaliados, além das suas competências técnicas, por meio, também, de sua criatividade. A criatividade é uma das fundamentações mais representativas das propostas de mudanças.
Ao fazer referência à importância de habilidades não cognitivas, o professor Paulo Blikstein chama-nos a atenção, ao longo de sua entrevista, para novas necessidades de entender os modelos educacionais como algo que precisa, urgentemente, de reestruturações. Em sendo o aluno uma instituição dinâmica, que guarda em si um sem número de formações e de experiências (não importa a idade que tenha), o professor precisa trazer, desperta e constante, a reflexão de transformações que suas posturas e práticas precisam representar.

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