quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Anotações - Sabedoria é uma questão de vivência

A ideia de sabedoria e de formação, seja ela técnica ou não, é uma referência embasada nas vivências e experiências por que uma pessoa passou. É isso que explica, em certa medida, as questões de competência e de habilidade. Quanto mais significativas e expressivas forem essas experiências, tanto mais o sujeito estará propenso ao desenvolvimento.
Por outra via, a pessoa consciente do seu processo de evolução pessoal deve entender que é necessário refletir sobre os investimentos em experiências ricas em referências de aprendizagens. E esses investimentos não representam, necessariamente, uma formalidade pedagógica.
Um passeio, uma leitura, uma paisagem podem bem representar possibilidades de experiências. É preciso, apenas, estar atento aos aspectos de sensações que os caminhos nos reservam.
Se formos analisar essa ou aquela habilidade de determinada pessoa, temos que enxergar essa pessoa como alguém que experimentou, significativamente, determinadas vivências ao longo de sua vida, de tal forma que o seu domínio sobre determinado quesito é produto de o quanto ela tornou consciente aquelas vivências. Assim, a ideia de sabedoria e de desenvolvimento pessoal pode ser representativa de o quanto as experiências de vida foram ricas e bem aproveitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário