quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Anotações - Sobre cultura e tolerância

A questão da intolerância guarda uma relação direta com a ideia de percepção das diversas culturas. Quanto mais exercitarmos a visão e a leitura de variadas expressões culturais, tanto mais nos permitimos enxergar e conhecer a beleza das diversidades. E o exercício, na maior parte das vezes, é entender as diferenças como extensão da existência.  
A premissa ficou mais clara quando assisti a um episódio de uma série da televisão, que abordava a descoberta, por  parte de um Chef de restaurante de uma grande cidade, das manifestações gastronômicas de povos afastados. A ideia do Chef era vivenciar as manifestações culturais que encontrasse para apreender elementos novos para o seu cardápio (sabores, temperos etc). Entretanto, o que ressaltava era mesmo a experiência - única, na minha opinião - de estar diante de uma manifestação viva da sabedoria de um povo. Eram visíveis, por exemplo, as ocorrências de referências emotivas do apresentador do programa.
Quando entendemos e nos emocionamos com as variáveis culturais diversas que conhecemos, estamos no plano de desenvolver as tolerâncias necessárias para compreender aquela manifestação como representante viva de constituição de um povo. Não faz sentido discutir se essa ou aquela representação cultural guarda em si dimensão valorativa a ser comparada com outra representação... Não há o que comparar! Havemos, apenas, de aprendermos a nos emocionar com as manifestações culturais mais diversas, no entendimento de que o mundo é constituído das necessárias diferenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário