terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Anotações - Ser melhor

Assistindo a um documentário sobre o esporte olímpico, detive-me em uma das falas de um atleta: ao comentar sobre os momentos que antecedem à participação da prova, ele falou dos pensamentos dos esportistas, de uma maneira geral - "Para o atleta, a medalha até é valorosa, mas não é o mais importante... o que mais passa na cabeça do competidor, antes e durante a prova, é que ele seja melhor do que foi no dia anterior.".
Ser melhor do que foi anteriormente... Deveria ser a máxima de todos!
A busca da perfeição tem que ser um referencial de análise interna, de o quanto estamos e somos. Ao aprender a nos percebermos, em nossos limites e potenciais, todas as provas a que nos submetemos devem ser em nome de melhorar a nossa performance... ser melhor, a cada dia!
Se conseguirmos apreender essa máxima, o objeto de percepção passa a ser o nosso desempenho: "será que eu poderia fazer melhor?"... "onde eu poderia ter feito melhor?"... "de que forma posso evoluir nesse ou naquele ponto."... E, assim por diante, as questões versam sobre o que desempenhamos.
Curioso é que a identidade docente conduziu-nos o pensamento para elaborarmos estas e outras questões, dirigindo-as para o outro: "...acho que você poderia fazer melhor."... "...onde você poderia ter feito melhor?"... "... de que forma você pode evoluir nesse ou naquele ponto?"... E, assim por diante, somos impelidos a direcionar as questões para avaliar os outros.
Quando se busca ser melhor e fazer algo melhor, certamente, as ações e atitudes propiciam resultados positivos de comportamentos e de trabalhos. De tal forma significativamente positivos, a ponto de motivar quem se envolver com os trabalhos a, igualmente, serem melhores.

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