segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O recomeço das atividades escolares

Em muitos lugares, esta semana marca o recomeço das atividades escolares. É certo que, independente de tudo o quanto se pronuncie, há todo um movimento de esperança e de alta expectativa... Tanto por parte dos estudantes, quanto dos professores. E é bom que seja assim.
O grande problema, quando se fala em Educação, é buscar a manutenção desse movimento pelos rumos dos dias. E atrelar a esse movimento um outro: o de acreditar em um trabalho de boa qualidade, sem esmorecer-se com os limites dos recursos...
Antes que se manifestem, preciso ressaltar que não sou a favor da limitação dos recursos. Muito pelo contrário, se há limitação de recursos é preciso que haja posicionamentos críticos e atuantes contra. O que quero dizer é que a limitação de recursos, quando houver, não pode ser impeditiva para as ocorrências de transformações, razão precípua das trilhas da Educação.
E é em torno deste mantra - a ideia da busca de transformações - que gostaria de tecer minhas linhas para esse retorno às atividades escolares.
Um dos caminhos mais preciosos a constituírem as teias de um bom trabalho em Educação é bem esse: o de propiciar todos os esforços para a construção de rumos significativos que redundem nas possibilidades das variadas transformações: a do sujeito, a das sociedades, a dos pensamentos, a do mundo. São tantas as transformações de que precisamos...
Juntemos, então, tanto a esperança quanto a alta expectativa para nos motivarmos, constantemente, nesta missão.
O recomeço das atividades escolares permite esta motivação. É um reinício, pensemos nisso. Todo reinício permite uma reflexão que envolve alguns pressupostos: o de pensar no que deu certo e no que deu errado e aprender com essas variáveis; o de buscar uma renovação dos propósitos; o de acreditar que estamos diferentes - e que precisamos, portanto, fazer coisas diferentes; o de que o mundo está diferente - e que, portanto, nossas ações e leituras precisam ser diferentes; o da necessidade de revermos práticas, posturas e atitudes; e por aí vai...
Assim, se você é um agente dessa retomada (professores, alunos, pais, agentes escolares etc.), venha para o reinício com a alma banhada na esperança de que é possível fazermos melhor. Venha para o reinício, crente da importância de suas ações; e que será sempre com base nessa crença que todas as mudanças podem acontecer. Venha para o reinício, sobretudo, disposto a reiniciar-se e aos seus trabalhos.
Bom recomeço das atividades escolares!


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