segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

A referência do respeito

A ideia de respeito precisa ser desenvolvida, no que tange aos processos de evolução pessoal. Para começo de conversa, buscar uma referência do sentido da palavra exige uma postura de consciência coletiva. De tal forma e maneira, que é preciso esquecer essas variáveis individuais a que caminhamos nesses tempos modernos.
Quando olhamos para o nosso umbigo, dificilmente entenderemos o real significado do conceito de respeitar às dimensões externas que nos chegam. Por sua etimologia, a palavra - que encontra origem no latim ("respectus", particípio passado do verbo "respicere") e significa olhar outra vez - pressupõe um rumo de entendimento que não vai se esgotar ao primeiro olhar. É preciso olhar outra vez... e, se precisar, uma outra vez. Nesse re-olhar, é esperado que o entendimento fique mais claro, ou que saibamos enxergar de outra maneira, acerca daquilo que nos pareceu enevoado.
Respeitar demanda um processo de reconsiderações, que passa, necessariamente, pela revisão daquilo que entendo e sei. E tudo começa pelo respeito - respeito ao espaço físico; respeito aos bens públicos; respeito ao outro e a toda a sua manancial de variáveis: preferências esportivas, sexuais, religiosas, formação, condição social etc.
Quando percebo que o outro é dotado de saberes e de significados próprios em sua constituição, deve instalar-se em mim o pressuposto do tal respeito. Ora, eu o respeito.
Ter respeito, obviamente, não significa concordar com ou aceitar, passivamente, o que está por aí. A referência encaminha minhas atitudes e ações para as proposições ideológicas tão somente. Em nome do respeito, eu entendo a ideologia do outro, mas não preciso envolver-me com suas crenças até que elas façam significado para mim, a partir de um conjunto de reflexões lógicas e racionais. E quando acontecer de existir o significado, apenas devo entender que houve uma mudança do meu ponto de vista (olhar outra vez!...), e não que sou detentor de uma verdade... Aliás, as posições ideológicas nunca representam um conceito de verdade. As posições ideológicas querem dizer uma tomada de sentido frente a um posicionamento qualquer, balizada no princípio da significação que aquela tomada de sentido tem para mim. Não há verdade aqui. Ora, se não há verdade, não faz sentido conflitos em nome dessa tomada de sentido.
Bom, isso tem um nome, na verdade. Tolerância. Nesse caminho de reflexão, o respeito é a base da tolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário