quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Anotações - O tema do acolhimento

A professora comentou, entre preocupada e indignada, sobre a retomada das atividades escolares, quando se viu um certo despreparo da Escola em receber os novos alunos: "Como podemos falar, assim, de acolhimento?...". E ela estava certa.
A Escola precisa preocupar-se com o tema do acolhimento. Seus espaços não podem ser pensados, apenas, com a garantia das estruturas físicas. Lá deve ser um lugar em que todos os agentes envolvidos sintam-se perfeitamente acolhidos.
Alunos, professores, famílias e demais agentes devem tornar os espaços escolares lugares de acolhimento. Acolhimento físico, emocional, de ideias, de projetos, de realizações.
Basta pensar que a Educação, porto de chegada dos movimentos pedagógicos, é instância que acontece em espaços de acolhimento. Quanto mais nos sentimos acolhidos, mais estamos propensos ao desenvolvimento pessoal.
Aproveitem, então, o momento de retomada das atividades escolares para o aprofundamento desse tema. Reflitam sobre a ideia e ponderem em o quanto estamos nos movimentando por essa variável. A realização positiva de todos os processos pedagógicos só tem a agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário