segunda-feira, 27 de agosto de 2018

A questão da gestão escolar

Quem trabalha em escola pública ou conhece alguma história de lá, certamente já ouviu, em momentos de críticas impensadas, expressões que colocavam alguns problemas ocorridos por aquelas bandas em contas alheias (ora é a família, ora são os alunos, ora é o governo... e por aí vai).
Se nos preocuparmos em deter a atenção em alguns detalhes, possivelmente vamos perceber que nem tudo é culpa de terceiros. Às vezes, a raiz do problema está bem pertinho. E até tem nome: incompetência de gestão.
Normalmente, o corpo diretivo de uma escola pública é formado por um tripé administrativo-pedagógico: o Diretor, o vice Diretor (ou Assistente de Diretor) e o Coordenador Pedagógico. Não são funções fáceis, nem tranquilas, e demandam um preparo muito grande para gerenciarem, em alguns momentos, caos e confusões.
Entretanto, em determinadas situações, as coisas descambam para o grande mal de algumas instituições - a ocorrência de uma má gestão.
Todo e qualquer gestor deve estar imbuído de um conjunto de competências necessárias à realização positiva de suas funções - no mínimo, é preciso entender de administração financeira, material, profissional e de equipes. Não é diferente para o gestor escolar, que precisa organizar o ambiente escolar para o efetivo estabelecimento de uma atmosfera positiva de realizações.
Em algumas escolas, é assim mesmo. O ambiente e as realizações são sempre positivos.
Em algumas outras, entretanto, há ocorrências de mau gerenciamento. As situações vão desde as incompetências meramente administrativas ou relacionais às de maior grau, na minha opinião, que são as de desvios de dinheiros, que deveriam ser aplicados em melhorias e instalações e acessórios que permitissem alguns alentos para a comunidade escolar.
Penso que cabe, na impossibilidade de haver uma supervisão mais efetiva, e em se tratando deste último caso, de haver uma espécie de controle dos próprios participantes da comunidade escolar. Professores, pais e alunos precisam estar atentos ao modo como se configura uma gestão escolar.

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