quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Anotações - O mundo digital

Dia desses, a televisão abordou, ainda que superficialmente, a questão do uso dos aparelhos celulares nas salas de aulas, aproveitando-se da notícia de que, na França, uma lei nova determinava que nem se podia entrar nas escolas com telefones celulares.
Com todo o respeito ao país, não entendo como uma lei na França pode servir de parâmetro para pensarmos o que é bom ou ruim nas nossas escolas.
Vejamos. É fato incontestável que estamos imersos nos ditames do mundo digital. E que, quando bem utilizada, a ferramenta digital é fascinante e socorre-nos de variadas intempéries... Disse "quando bem utilizada" e, imediatamente, deu uma vontade danada de corrigir o que estava escrito. A bem da verdade, sobre qualquer ferramenta, é preciso que saibamos bem utilizar suas potencialidades. Com os aparelhos celulares, não se foge à regra.
Está na tela desses instrumentos o alcance a uma diversidade de informações, que pode nos ajudar e muito pelos caminhos da sociedade. Então, porque não começar nas escolar, sob a supervisão dos bons professores, o preparo e a formação para esse cidadão digital pleno? Esse cidadão é o que vai saber utilizar a tecnologia de uma forma positiva.
Penso que o medo e os receios que imperam estejam na justificativa de um medo infundado de que os alunos vão deixar de aprender ou de concentrarem-se nas mediações dos professores... Mas será que, com a utilização consciente e bem fundamentada das novas tecnologias, não será exatamente o contrário? Alunos interessados e antenados com o que há de novo. Pensemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário