quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Anotações - Dia do Folclore

Hoje, 22 de agosto, comemora-se o Dia do Folclore. É natural que, em alguns espaços escolares, as crianças tenham que fazer trabalhos alusivos à data. E que o tema esteja em alta.
Seria bom se a ideia de folclore tivesse significado em todos os instantes, já que somos todos resultados de nossas experiências e vivências cotidianas (familiares ou sociais). O Folclore, uma grande ciência, estuda exatamente a constituição do povo como resultado das manifestações de usos e costumes de seus entornos (familiares ou sociais, repito).
O Folclore não é só o estudo dos mitos e lendas das regiões (o que por si só, já é uma grande contribuição, é verdade!), mas também se preocupa com as dimensões culturais mais diversas que formam essas regiões: alimentação, comportamentos, religião, uso da língua e das manifestações faladas e escritas, brinquedos e brincadeiras, tradições sociais e por aí vai.
Quando conseguimos entender a dimensão do entendimento folclórico com o desenvolvimento de um povo, fica mais interessante os estudos das relações sociais e de comportamentos desse povo. E, no caminho, fica mais interessante percebermos a grande teia em que somos constituídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário