segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Quando o pensamento atrapalha a evolução

Não são fáceis os caminhos do desenvolvimento pessoal. É preciso estruturar-se - e bastante - para não sucumbirmos ante os descaminhos da vida.
É normal estarmos ali batalhando para sobrepor-se aos ruins dos trilhos e, do nada, vem um pensamento incerto para bagunçar nosso otimismo. É normal.
O que não pode ser normal, caro amigo, é deixar este pensamento ser maior do que sua vontade de caminhar pelas rotas da esperança. De certa maneira, fomos constituídos da matéria das conquistas; quando não conquistamos, é porque deixamos os pensamentos atrapalharem a evolução.
Em algumas medidas - para uns mais do que para outros -, os nossos pensamentos interferem nas atitudes e comportamentos que devemos ter pelos rumos por que estamos navegando.
É imperioso que tracemos estratégias para melhorar os pensamentos. Isso mesmo. Esse descaminho pode ser corrigido. Conceitualmente, a psicologia vem nos ajudando bastante com tópicos interessantes para estudarmos.
De alguma forma, se estamos honestamente conscientes de todo o poderio que nos abriga pelas determinações e habilidades, não há muito o que temer. Veja que é preciso estar atentos justamente ao que nos constitui (habilidades) e encaminhar-se de propósitos (determinações).
Certo é que a vida, às vezes, prega-nos algumas inseguranças e medos e desconfortos. Entretanto, pare para pensar um pouco: não é exatamente, nesses momentos, que você se sente um pouco mais forte? Não douremos a pílula... isso é uma verdade plena! Quando estamos conscientes do que sabemos e dedicamo-nos à movimentação das potencialidades que nos encaminham as ações, descobrimos do que somos capazes... E, o melhor, parece haver uma certa conjuração de intenções, que conduz os encaminhamentos para uma positividade que nem se imaginava.
Experimente trazer para a superfície da consciência todas as angústias que lhe acometerem em alguma situação futura. Respire fundo e seja simples e honesto com sua natureza - se sabe, diga que sabe; se não sabe, diga que não sabe. Aliás, a ideia de saber e de não saber é um dos caminhos mais interessantes para vencer as inseguranças de um pensamento descabido que pode tentar nos atrapalhar.
Busque seu movimento mais real e condizente com os espaços em que você está entrando... Não há pensamento ruim que possa atrapalhar suas passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário