quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Anotações - Como você vê a vida?

Estava conversando com amigos sobre a maneira com que nossa mente direciona a visão da vida, das coisas que acontecem ao nosso redor ou conosco. Chegamos ao ponto em que concordamos com a observação de que há um prestígio da variável negativista da vida, por parte da maioria dos seres humanos. É assim, por exemplo, que nos debruçamos mais em lamúrias do que em comemorações de conquistas... Curiosamente, e a bem da verdade, temos mais motivos para comemorações do que para lamúrias.
Há uma tendência admirável para a percepção negativa da vida. Se temos uma lista de 10 tarefas, das quais em nove verificaram-se conquistas, nosso cérebro vai registrar em maior dimensão, justamente, aquela uma em que fracassamos... E vai tomar essa dimensão como verdade: "Puxa, fracassei!..."... "Caramba, nada dá certo!"...
É preciso que exercitemos, sempre, a transformação desse pensamento e que sejamos mais honestos com as nossas ações. Precisamos valorizar as conquistas e os sucessos, sobretudo, para trazer à nossa mente as percepções de o quanto somos capazes e batalhadores. E, ainda, para treinar a nossa mente à consciência dessas percepções.
A cultura do negativo é uma espécie de armadilha que o nosso cérebro prepara, visando com que nos sabotemos em nossas potencialidades. Se eu acredito, tomando por ilustração o exemplo acima das 10 tarefas, que aquela única variável que não deu certo é a medida do meu desempenho, aí nada mais vai adiantar. Mas se eu coloco na balança, em proporções de significação, as medidas do que alcancei sucesso e as do que não consegui realizar, começo a enxergar com mais racionalidade meus propósitos e as energias que preciso dispender para realizá-los.
Nesse caminho, o processo de desenvolvimento pessoal terá um rumo mais positivo de atitudes e realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário