terça-feira, 24 de novembro de 2015

Anotações - Sobre a ética e a moral

Vivemos tempos de crise, é verdade. A questão é que não penso na crise econômica e financeira, como todos propagam. Meus pensamentos voltam-se para a crise política, que faz balançar a esperança de uma transformação social. E, no entorno dessa crise política, sobressai a questão da ética e da moral, valores distorcidos de há muito.
Enquanto mergulhamos nas nossas questões de consciência frente os problemas que enfrentamos no dia a dia, nossos ideais de valores vão se perdendo nas relações de conveniência que estabelecemos, de maneira frágil, flutuando aos ditames do que interessa e do que não interessa, no correr da carruagem.
Não pode ser assim. É preciso que estabeleçamos princípios éticos e morais, independentes de vantagens que possamos receber, para não sucumbir às intempéries que nos chegam. Sobretudo, porque esses princípios são o sustentáculo dos nossos posicionamentos.
E é preciso, também, que saibamos enxergar as doenças que acometeram a modernidade e a transformaram nesse desvirtuar de valores e de qualidades.
Penso que a Educação, em sua instituição privilegiada de formar cidadãos, pode - e deve - aproveitar o mote, para incorporar os conceitos de ética e de moral em seus componentes curriculares. E que consiga levar esse tema como aspecto reflexivo constante, ideal para o aprimoramento das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário