terça-feira, 10 de novembro de 2015

Anotações - A família na Escola

Penso que, dada a dimensão que esse assunto traz, a ideia de trazer a família para o ambiente da Escola mereça um pouco de reflexão.
Recentemente, participei de uma atividade integrante desse evento - trazer a família para a Escola e fiquei admirado. Claro que não tive condições de julgar melhor os caminhos de organização e de elaboração, pois fui apenas convidado para uma programação. O que me causou admiração foi a percepção de o quanto se desenvolveu naquele dia. A Escola estava toda permeada de atividades - todas com uma aparência de elaboração muito bem organizada e, para mim (visitante) reinava um clima de felicidade e de integração.
Quando se pensa em trazer a família para a Escola, considero que é necessário que haja algo significativo; que apresente a Escola como um espaço que propicia, além do desenvolvimento intelectual e técnico, variáveis de experimentação criativa e emocional, em que as relações ganhem subsídios para novos entendimentos sobre a evolução pessoal. Assim, a música pode ser um componente para que os pais vejam os filhos como realizadores de uma nova vivência; a arte pode ser outro caminho desses; a literatura, idem. E os componentes curriculares ganham releituras, tanto por parte dos professores, quanto dos pais e dos alunos. E a comunidade do entorno pode ver a Escola como um espaço real de aprimoramento pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário