quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Anotações - Entusiasmo

Transformar em entusiasmo a vontade de ensinar e de aprender é o movimento de maior significação, tanto para mestres quanto para aprendizes. Para alguns dicionários, o sentido da palavra "entusiasmo" remete à ideia de paixão viva, de alegria, de exaltação criadora. Podemos, ainda, pensar a referência de entusiasmo como algo que nos dá sentido para a realização de algo, de forma viva e contagiante.
Em relação ao propósito de desenvolvimento pessoal, a possibilidade de realizar algo com entusiasmo já significa uma grande vantagem. Trazer alegria e paixão viva ao que se pretende, ainda que tenha o seu caráter metafísico, são características notadas de várias realizações. Quem já entra em campo com entusiasmo percorre o caminho com energia redobrada.
É preciso que tenhamos cuidado para não deixar as agruras do cotidiano e as mazelas perdidas pelos caminhos sugarem nossa força e a vontade de alcançar os objetivos. E é um cuidado constante e atento, já que as mazelas e as agruras estão soltas em todas as esquinas e quadras dos nossos rumos... aliás, uma de suas missões mais bem sucedidas é, justamente, a de fazer com que desistamos de nossos propósitos.
O entusiasmo, ao contrário, não está solto por aí. Mas, se olharmos bem, não será difícil também encontrar as mais variadas experiências que o fazem desabrochar em nossas intenções e ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário