segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A busca da excelência

Em todos os níveis de desenvolvimento profissional, a busca da excelência é atributo incondicional de evolução. Todo e qualquer profissional, no desempenho de seus trabalhos, deve ter como premissa a busca da evolução. E essa busca exige muito esforço e determinação.
Nos caminhos do desenvolvimento pessoal, as ideias de talento e competência não são atributos mágicos ou de nascença. É preciso que gastemos algum tempo e algum esforço para os exercícios de atribuição ou de aprimoramento, tanto do talento, quanto das competências.
O sujeito, consciente desse rumo, vai buscar o preparo nas infindáveis horas de estudo e de prática, fundamentado na determinação de alcançar a excelência. Penso em alguns profissionais (em todas as profissões e carreiras esse caminho deve ser comum), principalmente os músicos e atletas de alto rendimento, em que a busca da excelência não aparece ao público comum... Ao assistirmos a eventos esportivos ou de coros, deliciamo-nos com o resultado, como se tudo fosse a representação de uma interferência mágica ou de um dom divino. Não temos ideia de o quanto de preparo cada um deles dedicou àquele momento.
Conheço história de pessoas que renunciaram aos mais variados momentos (inclusive familiares) para dedicarem-se ao seu aprimoramento. São sempre histórias tocantes, em que tudo ao redor parecia não ter muita importância.
E é sempre assim a busca da excelência: renunciar a movimentos tangenciais e estabelecer o foco principal em fazer o melhor. Fazer o melhor significa aprimorar-se, conhecer melhor o seu universo de atuação, buscar referências de qualidade, aprender métodos e instrumentais de aplicação, participar de fóruns de discussão do seu objeto de estudo, treinar o olhar e os outros sentidos para o aperfeiçoamento, criar referências mentais de busca da evolução, produzir conteúdos pertinentes ao seu objeto de trabalho, expor-se a observações alheias, filtrar comentários que chegarem, rever rotas de caminhos... e assim por diante. É uma lista grande, a da determinação em relação aos movimentos da busca da excelência.
Todos os profissionais que se permitem a esses movimentos, de alguma forma, alcançam um reconhecimento. Mas não há maior reconhecimento do que a certeza de que se faz o melhor... e a alegria de poder dizer desse fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário