terça-feira, 29 de novembro de 2016

Anotações - Educação empreendedora

A ideia da busca de uma educação empreendedora está na razão de que as relações de emprego e trabalho modificaram-se bastante nos últimos tempos. Enquanto, por uma questão das intempéries político-econômicas por que passa o país, o emprego passou a ser um luxo e quase inexiste, o trabalho está em uma fonte inesgotável de possibilidades. Trabalho há aos montes - basta um tanto de criatividade, igual tamanho de honestidade e responsabilidade e muita determinação e força de vontade de realização.
Esse é o universo do empreendedorismo - criar, das necessidades, o sustento e a ideia de subsistência, a partir de planejamento, muito esforço, estabelecimento de parcerias e desenvolvimento de produtos e/ou serviços que atendam a demandas as mais diversas. Não é coisa simples, a bem da verdade, mas é factível, que exige muita entrega e vontade de produzir.
Pois bem, talvez não seja exagero prever que esse universo será o mote de um futuro não tão longe assim. E que as escolas e os espaços pedagógicos precisam adaptar-se a esse movimento: é importante trabalhar com as crianças e jovens a realidade empreendedora.
E a realidade do empreendedorismo, ao lado das disciplinas tradicionais que já existem nos currículos, precisa de uma reformulação nos componentes pedagógicos. Novas competências e habilidades precisam ser desenvolvidas ou exercitadas. E novas posturas devem ser complementadas aos espaços escolares.
A busca de um trabalho positivo de educação empreendedora pode - e deve! - ser fator primordial de reformulação nas variáveis das relações pedagógicas. O que tanto estamos desejando e pretendendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário