quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Anotações - Organização e produtividade

Paralelamente às minhas atividades de formação e treinamento, desenvolvo um trabalho de elaboração artístico-artesanal com o papel. Esses dias, uma senhora, observando este meu trabalho, comentou: "O senhor é organizado, né?". Tomei como um elogio, agradeci, mas pensei não ser tão organizado assim. A questão é que desenvolvo algum método de arranjo das ferramentas e dos acessórios que utilizo... Isso, o método assemelha-se a um processo de organização. Processo, aliás, obrigatório para quem desenvolve uma tarefa baseada nos princípios da produtividade.
Para quem depende das relações de produtividade, os métodos de organização são dinâmicas essenciais para as realizações.
Aliás, está documentado que a organização do espaço físico interfere diretamente na produtividade. Reflita: se você perde tempo tentando adivinhar em que local estão as coisas de que você precisa para o seu trabalho, essa perda de tempo gera algum tipo de desgaste e de desestímulo ao desenvolvimento das tarefas. A organização, então, economiza, além da perda daquele tempo, todas as situações de desgaste pelas quais você passaria.
Mas a organização não se prende apenas ao espaço físico, é preciso que sua mente e seus pensamentos também estejam organizados. A desorganização mental gera cansaço e falta de criatividade. Não é fácil cuidar da organização mental e dos pensamentos, uma vez que a subjetividade dos dias colabora para essa variável, mas é importante pensar nesse cuidado.
Como os processos e métodos de organização são individuais, vale a reflexão sobre essa questão. Produtividade e criatividade agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário