quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Anotações - Multilateralismo

Na transição de posse do Secretário Geral da Onu, quando assumiu o cargo o diplomata português António Guterres, seu discurso fazia referência ao trabalho em equipe e à questão do multilateralismo como pressupostos fundamentais para pensar o mundo em um espaço mais qualitativo para a vida. Gostei. Confesso que a ideia de trabalho em equipe já tomo-a como desgastada... está em várias instâncias, dos programas culinários de televisão às malfadadas preleções de times de futebol. Mas a variável do multilateralismo encantou-me.
Saindo dos conceitos técnicos e pragmáticos, a ideia de enxergar o todo acompanha-me nas exposições que penso a propósito do desenvolvimento pessoal. A capacidade de enxergar o todo e relacioná-lo com os detalhes é caminho precioso para o sujeito que busca a evolução. Não há outro rumo: cada instância que se me apresenta, é um conjunto de peças a serem analisadas - individual e coletivamente -, e é essa análise individual e coletiva que me municia das leituras necessárias ao meu processamento de informações válidas para as tomadas de decisões... as trilhas que eu preciso seguir serão definidas pelas leituras que tenho de cada referência que me chega pelos caminhos.
E essa é a minha modesta compreensão do conceito de multilateralismo. Cada representação da realidade traz em si um conjunto de variáveis laterais a ser fundamentado e observado em sua dimensão; dessa fundamentação e observação - o que é um processo científico - embasam-se as minhas percepções... Quanto mais percepção eu tiver acolhida do mundo que me cerca, mais preparado eu estou para os caminhos da minha evolução.




Nenhum comentário:

Postar um comentário