terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Anotações - A psicologia do sucesso

Um novo tema vem ganhando corpo, há algum tempo, no preparo dos caminhos para a busca da evolução pessoal. O preparo mental, que se notabilizou pelo termo em inglês "mindset". Em uma rápida e rasteira tradução, nada mais é do que "mentalidade". Mas mindset, a palavra associada às técnicas de desenvolvimento, quer dizer muito mais do que isso. Sobretudo, porque estão na mente das pessoas algumas chaves de sucesso.
A ideia de perceber como lidamos, primeiro na mente, com alguns referenciais de propósito leva-nos a compreender melhor a nossa direção e o nosso comportamento para a busca daquele propósito.
Em uma ilustração rasa, é a percepção daquelas pessoas que se comprometem a determinado caminho, mas já saem nas trilhas achando que nada vai dar certo. Vestem-se de negativismo frente às perspectivas de caminho.
É preciso que compreendamos que todas as idealizações são produtos mentais, de algo que ainda não existe - ou, se existe, que precisa ser melhorado. A mentalidade, então, direcionada às expectativas dos rumos que se pretende alcançar, precisa estar trajada de certa positividade. Claro que, dizendo assim, parece metafísico - pensamento positivo gera realizações positivas... Mas não é bem assim. Os caminhos mentais de perspectivas positivas devem preparar o cérebro para recepções positivas dos encaminhamentos.
E é esse preparo do cérebro, com as transformações mentais que forem necessárias, que fará com que estejamos mais determinados ao desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário