quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Anotações - Tirar os olhos do chão

Descobri, dia desses, o escritor português Walter Hugo Mãe, que me apresentou um trecho inquieto de um dos seus poemas: "Do que adianta ser pássaro quando não se tira os olhos do chão" é parte de seu poema O desgoverno dos sonhos. Na obra o eu-lírico resgata pássaros em meio a um cenário de desilusão de árvores caídas (essa é a minha leitura) e, inconformado com o que vê questiona com o trecho que destaquei. De que adianta ser pássaro se os olhos estão no chão. Há na definição de pássaro o pressuposto de voar, de alçar alturas diante das intempéries.
Somos assim. Fomos feitos para o despropósito, como nos versos do Manoel de Barros, mas nos acomodamos diante do que entendemos como cansaço; fomos feitos para as grandes aventuras, mas nos contentamos com a mesquinhez das pequenas façanhas (é mais tranquilo e consome menos energia); somos constituídos da arquitetura das grandes realizações, mas resignamo-nos ao custoso dia a dia.
De que adianta, então, ser pássaro? De que adianta termos a natureza espiritual das realizações se estamos preocupados demais com as pequenezas do cotidiano? De que adianta termos sido feitos para a evolução e nos perdermos em retrocessos de humanidade?
Fecho os olhos por um tempo que dura o mínimo segundo de minha tristeza e volto ao poema para alçar outro voo:

" (...) por isso persigo o pôr do sol
janelas abertas e
vacilo

lágrima, pavio de
água que acabo de
acender, arde, onde
por fim parto

já tu me esperas,

abrevias-me"

Nenhum comentário:

Postar um comentário