segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Sobre os desejos grandes e as conquistas pequenas

Somos seres humanos. É inevitável que tenhamos alguns deslizes e percalços no caminho do desenvolvimento pessoal. E esses rumos para a evolução, quase sempre, são pontuados de dificuldades e agruras. É preciso determinação, paciência e muita, muita resiliência.
Um dos problemas mais centrais é a questão de não conseguirmos celebrar as conquistas pequenas. Nossas mentes e desejos estão tão concentrados na necessidade dos desejos grandes, que não nos damos conta dos pequenos sucessos. Fazemos planos e estabelecemos métricas para as grandes vitórias; trabalhamos planejamento e estruturas para os relevados sonhos; dimensionamos nossa energia para as grandes empreitadas... E por aí vai.
E somos feitos de pequenas conquistas. Algumas até minúsculas, reconheço, mas conquistas. O nosso caminho é povoado destes pequenos sucessos, mas estamos preocupados demais com aquelas grandes empreitadas, tanto que não conseguimos celebrar as vitórias menores. A imersão nos grandes desejos tira-nos a alegria das pequenas celebrações.
E este, meus amigos, é um grande problema. Ao sermos minados da festividade das pequenas celebrações, nossa energia mental afunda-se na falta de percepção do sucesso. Sim, não importa muito seu tamanho, o sucesso será sempre um sucesso. E quando a nossa energia mental afunda-se em faltas de percepções da realidade que nos cerca, a propósito desse tema, passamos a enxergar o mundo como um lugar em que só interessam as grandes realizações.
Sim, é muito bom poder ostentar no portifólio as grandes conquistas. Mas não podemos perder de vista o que realmente estabelece o parâmetro de uma grande realização. Pode parecer filosófico demais (e é!), mas, quando verificado em instâncias mais integralizadas, o tamanho do sucesso está mais relacionado ao prazer que temos naquele momento (e à significação que damos ao momento) ao tamanho físico das realizações.
Ainda há outra forma de olhar a questão. Fomos condicionados, pelo meio cultural, à importância do ter... essa é uma verdade inquestionável! Assim, o ter está atrelado à capacidade que os outros têm em enxergar o que possuo. Dessa forma, quando digo “desejos grandes” estou pensando no quanto as pessoas ao meu redor vão enxergar a minha realização (se eles não enxergarem nada, é porque não alcancei a tal realização). E aí pululam frustrações: em sendo as minhas realizações pequenas conquistas, meus vizinhos, meus amigos etc não vão enxergá-las... Então, não conta! Aquilo, para mim, não representa valor, justamente porque os outros não vão enxergar ali a natureza do meu sucesso.
Curioso, não é? A referência não é a minha satisfação. A referência é o reconhecimento externo, quase sempre balizado sem nenhum comprometimento (emocional, de forças, de dedicação etc.). Meu amigo e mestre Carlos Kravo alertou-me, sabiamente, outro dia, para uma leitura desse problema: “As coisas grandes acontecem raramente; as conquistas pequenas acontecem cotidianamente...”.
Celebre com, viva as, realize-se nas pequenas conquistas. Por outro caminho, os desejos grandes, certamente, serão a soma dessas pequenas vitórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário