segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Conceitos - Uma aventura reflexiva sobre definições de ideias para o desenvolvimento pessoal

É preciso criar um propósito reflexivo nos caminhos do desenvolvimento pessoal. O pensamento, base para esse propósito, pode ser exercitado – constantemente! – em direção ao estabelecimento de uma série de conceitos que fundamentarão a construção do conhecimento. Mas não devem ser conceitos adquiridos de forma pasteurizada, decorados de apreensões rápidas. Eles devem ser trabalhados de maneira artesanal, sempre em construção, para a internalização dos saberes ali contidos.
É uma via de mão dupla: quando nos preocupamos com a definição dos conceitos, estamos nos prontificando para o saber dos conceitos. É o que, verdadeiramente, importa, no plano do desenvolvimento pessoal.
Este blog, por exemplo, foi constituído para contribuir com essa referência, a de apontar conceitos que precisam ser definidos, de maneira reflexiva, para o aprimoramento das variáveis intelectuais. Veja que foi dito que “os conceitos precisam ser definidos”, o que nos leva a um dos objetivos aqui sempre em discussão: não se pretende fechar definições. A ideia é a de criar um roteiro reflexivo sobre os temas abordados, de forma que cada um de nós busque o melhor caminho para as conceituações. Assim, planeja-se que cada indivíduo sinta-se responsável pelo trilhar do seu caminho.
Para o que se pretende, se você recorda as publicações por aqui mostradas, foram levantados – levando-se em consideração a experiência do autor – conceitos-chave, pensados como significativos na jornada da evolução pessoal. Mas não é uma lista fechada e é bem provável que, ao longo das leituras, você tenha sentido vontade de suprimir algo ou acrescentar outro tema para sua reflexão; é tarefa muito bem vinda, acredite. Fique à vontade para essas revisões. Um professor que tive, de quem sinto muitas saudades, dizia: “Ler um livro é escrevê-lo outro à margem.”.
No mais, fico preocupado com a conotação que a palavra “aventura”, lá do subtítulo, possa suscitar em alguns pensamentos, já que a ideia nem sempre é positiva. Aqui, a variável de aventura diz respeito ao caminho dos heróis, um processo que quase sempre exige muita determinação e considerável esforço para chegar ao pretenso fim, no preparo de intermináveis outras missões.
Que seja assim! A jornada do seu desenvolvimento pessoal tem o mesmo valor do processo heroico. Busque os seus conceitos, defina-os, reflita incansavelmente sobre eles. O caminho da evolução pessoal já está traçado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário