sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Anotações - Mais um pouco sobre a consciência política

Neste final de semana, saberemos o resultado das eleições para a Presidência do Brasil e Governadores, nos Estados em que se verificou a necessidade de segundo turno.
Desejo, apenas, que o calor que tomou conta das pessoas nestes embates a que assistimos não se esfrie. É preciso que tenhamos a consciência de acompanhar os movimentos políticos, independente da bandeira que defendemos.
Não temos o costume, historicamente, de fazermos essa ação de acompanhamento do que a política está interferindo no cotidiano de nossas ações. Sequer, lembramo-nos dos candidatos em que votamos para os cargos legislativos.
Tomara que essa celeuma toda que se levantou, por estes tempos, transforme-se em um processo de conscientização mais aprimorado. Precisamos - já passou da hora - entender que não estamos diante de uma disputa esportiva (nessa, tanto faz quem ganhe); o processo eleitoral interfere em uma dimensão muito grande de variáveis da nossa vida real.
Que a nossa energia, gasta por estes dias, não se esgote. Mas é preciso que tomemos outro rumo em nossa movimentação. Não será mais o amigo contra outro amigo... A partir de agora, temos que estar despertos e conscientes em um acompanhar frenético do que se processa nos congressos pelo Brasil afora. Temos que aprender a cobrar dos nossos políticos posicionamentos que façam transformar positivamente nossos dias.
Nesse rumo, talvez aprendamos que a vida em sociedade é mais importante que os desgastes ideológicos que nos fizeram ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário