segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Feliz Dia do Professor!

Minhas homenagens, nesse data de comemoração ao dia profissional de ser Professor.
Ser Professor resume um conjunto de competências e habilidades que foge aos pré-requisitos técnicos de atuação. Está na essência de todo professor a capacidade, quase missionária, de acreditar em uma transformação plena - de valores, de sociedade, de conhecimento, de realizações, de humanidade... Acredito, na minha simplicidade, que foi a isso que Paulo Freire chamou de esperança.
O verdadeiro Professor é aquele que se veste de esperança, antes de mais nada, na condução diária de suas atuações (que não são poucas).
E, também como Paulo Freire, não acredito no conceito de "esperança" relacionado com a aproximação fonética do verbo "esperar"... Ter esperança não é esperar. Ter esperança é municiar-se das energias com que se pode contar e lutar por tudo em que acredita. E as energias, que vêm antes da luta, resumem-se nas capacidades que todos devem - e deveriam - ter.
A profissão de Professor, talvez - com respeito a todas as outras -, seja a das mais importantes. Principalmente, quando nos vemos em cenários conturbados como os atuais. Está nas atuações do Professor toda a esperança de transformação de que precisamos.
Parabéns, Professor, pelo seu dia!
Pense que sua luta não é tranquila... Como acontece com os heróis da mitologia, a cada dragão vencido, outro maior ressurge em algum lugar. E você não pode demonstrar medo, nem receio de qualquer espécie. Nem vai poder vangloriar-se diante das conquistas (que não serão poucas, acredite!)... como na mesma mitologia, uma conquista é sinal de novas batalhas.
O que vai renovar a sua crença nestas batalhas será o principal combustível do trabalho: o propósito do desenvolvimento do ser humano. É com esse propósito que se constitui o precioso direcionamento das atuações: trabalhar para que o ser humano tenha referências concretas de desenvolvimento!
Que o seu dia, então, seja de reflexão positiva para novas motivações em seus caminhos.
Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário