quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Anotações - A responsabilidade pedagógica

Pensei no termo ao tomar contato com tantas publicações, nas mídias digitais, nestes tempos de eleições, de partidários de um ou de outro candidato. Penso até que as defesas ideológicas sejam legítimas, mas, em grande parte do que vi, as coisas transcendiam o limite do aceitável. Como nos ensina o Cortella, para além dos significados de dicionário, é preciso tomar cuidado para que os conflitos não se transformem em confrontos...
Como a maior parte das pessoas que acompanho constitui-se de profissionais da Educação, minha preocupação ganhou dimensão maior, já que, ao menos, espera-se destes profissionais a habilidade da responsabilidade pedagógica.
É aquela responsabilidade que nos alerta ser o nosso posicionamento elemento de modelo a alguns que acompanham nossos pensamentos.
É um cuidado a se ter. Quando detemos uma característica de liderança - seja ela em que nível for -, há em nossa postura e em nossas atitudes uma profusão de elementos representativos, que influenciam (ou manipulam, o que é pior...) posturas e atitudes terceiras.
A responsabilidade pedagógica deve ser o fiel da balança que separa, exatamente, os conflitos dos confrontos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário