quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Anotações - "Conhecimento não tira férias"

Tudo bem, vai parecer provocação, mas uma propaganda que vi recentemente, trazia essa mensagem, tão em consonância com as ideias publicadas aqui: "O conhecimento não tira férias".
A Educação, tão logo, promove as sonhadas férias dos professores e agentes pedagógicos. Claro que é bom pensar em um descanso - tão merecido. O corpo e a mente pedem esse relaxamento e as baterias, como nos ensina o senso comum, precisam ser recarregadas.
Entretanto, temos uma responsabilidade que não nos deixa outra saída senão conciliar a necessidade de descanso com a máxima de que o conhecimento não tira férias. Talvez a saída seja pensar que aprender algo novo não implica, necessariamente, algo chato, nem que tenha vinculações formais. Podemos exercitar nossas percepções para que o espaço de aprendizagens esteja sempre sintonizado com as vivências e experiências que retemos nos cotidianos da vida, esteja ela nas ocorrências que acontecerem. Assim, é possível aprender caminhando nas areias de uma praia, extasiando-se em uma cachoeira, vivendo uma experiência gastronômica diferente, visitando espaços turísticos os mais diversos, e assim por diante.
O que determina a nossa capacidade de transformar as vivências em aprendizagens é a percepção exercitada das experimentações que acontecem conosco. É precisamos que estejamos despertos e atentos a todas as variáveis de vida que nos chegam. Assim, aprender passa a ser uma rotina nos rumos da nossa evolução, onde quer que estejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário